Alguns fatos/curiosidades sobre Sherlock Holmes


 Criação do oftalmologista inglês Arthur Conan Doyle (1859-1930), Sherlock Holmes é um detetive de mente aguçada, pronto a resolver os mistérios mais difíceis a partir de pequenas pistas. O personagem apareceu pela primeira vez em 1887, em "Um Estudo em Vermelho", conto publicado numa coletânea natalina.

 O personagem foi inspirado em Joseph Bell, professor de Conan Doyle. Bell conseguia dizer muitas características psicológicas de uma pessoa apenas olhando seus trejeitos e roupas.

 O detetive vivia na rua Baker, 221b, em Londres. O endereço existe, e hoje é ocupado por um museu totalmente dedicado a Sherlock Holmes.

 Uma de suas maiores marcas registradas, a frase "Elementar, meu caro Watson" não aparece em nenhum dos livros escritos por Doyle.

 A frase foi criada pelo ator norte-americano William Gillette, um dos primeiros a adaptar a obra para o teatro.

 A peça ganhou uma versão cinematográfica em 1916, com Gillette no papel principal, e foi responsável pela difusão do personagem pelo mundo.

 Até 2012, o personagem Sherlock Holmes tinha aparecido em 213 filmes, representado por 76 atores diferentes.

 Sherlock Holmes morreu e depois ressuscitou por influência da mãe de Conan Doyle, criador do personagem. Holmes acabou morto ao despencar do alto das cataratas de Reichenbach, na Suíça, durante uma luta com o seu oponente James Moriart. Essa aventura chama-se "O Fim do Problema". Os fãs não gostaram — a primeira a protestar foi a mãe de Doyle —, e obrigaram o autor a ressuscitá-lo.

 Sherlock já teve sua própria história em quadrinhos, lançada inclusive pela grande DC Comics.


 Ele ainda apareceu na primeira história da Liga Extraordinária, de Alan Moore, e na 11º edição de Planetary, de Warren Ellis. Além disso, Holmes já fez um pequeno "crossover" com o Batman, na edição de aniversário de 50 anos da Detective Comics.


 O nome original do Dr. Watson, era Ormond Sacker, nos primeiros rascunhos de Conan Doyle.

 John era o primeiro nome do Dr. Watson, com exceção de uma vez, que sua esposa Mary, o chama de James.

 A primeira paródia de Sherlock Holmes foi feita pelo criador de Peter Pan, J.M. Barrie.

Fontes guiadoscuriosos pensologoodigito


ADQUIRA A OBRA COMPLETA


Nenhum comentário:

Postar um comentário