RECEBA NOVIDADES

Envie seu e-mail


29 de out de 2017

Resenha | Turma Da Mônica Jovem - Uma Viagem Inesperada

Andressa Santos 0💬
Pergunta: O que pode acontecer numa viagem inesperada? Resposta: Tudo!
As personagens da Turma da Mônica Jovem estão reunidas, pela primeira vez, em um livro de contos. Mônica, Magali, Denise e Marina embarcam em aventuras inéditas, cada uma com um destino especial.
Mônica parte rumo à Coreia do Sul, em uma tour inesquecível, repleta de k-pop, cores e aventuras. Magali tem seus planos virados de cabeça para baixo e acaba em Paraty, onde gastronomia e novas amizades se misturam. Marina desenvolve um novo lado artístico em Londres – com direito a chá, saudades, encontros e desencontros. E Denise, por ter se metido numa encrenca, é mandada de castigo para um acampamento na Serra Catarinense. Prepare as suas malas e acompanhe as garotas em viagens pelo Brasil e o mundo, com romances, confusões e aventuras!
Título Turma Da Mônica Jovem - Uma Viagem Inesperada | Autor (a) Babi Dewet, Melina Souza, Carol Christo e Pam Gonçalves
Editora Nemo (Livro cedido pela editora) | Páginas 336 | Ano 2017 | Classificação 4/5
Adicione Skoob | Compre Oferta Amazon



Turma da Mônica é uma série de histórias em quadrinhos criada pelo cartunista e empresário Mauricio de Sousa. A série foi originada em 1959, mas foi só a partir dos anos 60 que Mônica e Cebolinha começaram a aparecer, e entre 60 e 63 que passaram a ser os protagonistas.

Em 2008 foi criado um spin-off baseado no estilo dos quadrinhos japoneses intitulado Turma da Mônica Jovem, com os personagens adolescentes, e é com eles que o livro traz quatro contos que se passam durante as férias de julho das personagens Mônica, Magali, Marina e Denise, em aventuras incríveis e inesquecíveis.


O livro é muito bonito, o tamanho um pouco menor comparado a outros volumes e por isso mais compacto na hora de transportar, traz várias imagens que ilustram as histórias e dão mais vida à imaginação do leitor.

Mônica ganha uma viagem para a Coreia do Sul, onde aprende sobre os costumes, as músicas, os pontos turísticos de lá, tentando esquecer do Cebola e aproveitando ao máximo tudo desse lugar tão diferente que se encontrava.

Magali vai numa viagem forçada para Paraty com seus pais, sem poder levar o namorado Quinzinho que lhe ajudaria a completar sua anual lista de coisas diferentes para fazer nas férias. Apesar de não ter sido inicialmente como planejou, ela acaba se divertindo muito e descobre que riscar os itens de sua lista não era tão difícil quanto parecia.

Marina ganha dos pais uma viagem para Londres para um curso de fotografia. Mesmo não sendo voltado para sua paixão – o desenho –, ela descobre outras paixões, além de nos dar um completo passeio turístico pela cidade e por suas curiosidades.

Denise é mandada para um acampamento na Serra Catarinense como castigo para seu vício em tecnologia, já que no lugar não pega nem um pontinho sequer de rede telefônica. Mesmo não tendo expectativa nenhuma de que conseguiria se divertir no lugar, ela acaba se jogando de cabeça na tarefa de levantar a popularidade do acampamento de sua tia, mais alta que a da concorrência.


Achei muito legal a proposta de quatro autoras, diferentes e populares em diferentes canais da internet, serem reunidas para escrever esses contos. Por serem escritas por pessoas distintas, as autoras foram responsáveis por imprimir um pouco de suas características pessoais, além das impressões que já tinham das personagens, nos contos que escreveram.

Devo confessar que das autoras, a única que conhecia antes, era a Babi Dewet, pois já li muitas fanfics e Sábado à Noite foi uma delas! Porém, meu conto favorito foi o da Denise na Serra Catarinense, pois achei muito divertida a empreitada que ela toma a frente para salvar o acampamento de sua tia e com isso, mudando totalmente seu mal humor inicial por ter ido parar lá em primeiro lugar.

Achei bem bacana que a história aconteça simultaneamente, pois as meninas tiveram suas aventuras nas mesmas férias e separadamente. Acredito que um dos propósitos em fazer isso, foi ensinar às personagens a se virarem sozinhas em lugares além do afamado Bairro do Limoeiro, ensinando a cada uma a se desprender das limitações que os pensamentos dos outros e delas mesmas as impunham. Mesmo separadas, ainda tiveram razoável interação, tanto entre as quatro ou com os namorados (as que têm) que deixaram para trás.


Esse livro com certeza foi uma porta de entrada, tanto para os outros trabalhos das autoras, quanto para uma paixão recém descoberta pelos personagens do Mauricio de Sousa!

BABI DEWET nasceu no Rio de Janeiro (RJ) e formou-se em Cinema. Começou a sua carreira escrevendo fanfics e publicou a trilogia Sábado à noite (Generale) em 2014. Amante de música, é apresentadora de shows e eventos de cultura coreana e pop, e possui um canal no YouTube sobre KPop e livros, além de fazer parte da equipe de vídeos do DramaFever. Na verdade, Babi sempre quis ser uma rockstar, mas acabou escrevendo livros e textos recheados de música. 
MELINA SOUZA tem 29 anos e é editora do blog Serendipity, onde conquistou milhares de leitores e seguidores. No YouTube, fala sobre moda, livros, viagens e decoração. Seu primeiro livro, O guia para ser você mesma (Galera Record), foi lançado em dezembro de 2016. 
CAROL CHRISTO é apaixonada por games, quadrinhos, cinema… basicamente, tudo que envolva cultura pop. É formada em Publicidade e Propaganda e pós-graduada em Roteiro para Cinema e TV. Vive em Belo Horizonte, com uma gata chamada Hermione e seu cachorro vesgo. 
PAM GONÇALVES nasceu em 1990, é escorpiana e mora em Santa Catarina. Formada em Publicidade e Propaganda, produz conteúdo sobre cultura pop para internet, com foco em literatura para jovens. Criadora e editora por cinco anos do blog Garota it, atualmente se dedica exclusivamente ao seu canal no YouTube, com mais de 200 mil inscritos. Em 2016 lançou o livro Boa noite (Galera Record).
DIAGRAMAÇÃO |
Páginas brancas | Fonte média | Erros nenhum 

0 comentários:

Postar um comentário


Copyright © 2014 | 2016, Hoje é dia de Livro
Versão 2.1 | Hoje é dia de Livro