RECEBA NOVIDADES

Envie seu e-mail


28 de out de 2017

Resenha | A História do Mundo Para Quem Tem Pressa

Caetano Correa 7💬
É um desafio e tanto resumir mais de 5 mil anos de história em apenas 200 páginas, mas é exatamente isso o que este audacioso livro conseguiu. A História do Mundo para Quem Tem Pressa é na verdade um guia sintético, mas abrangente, para tudo o que precisamos saber sobre os acontecimentos mais importantes da história, desde as antigas civilizações até o final da Segunda Guerra Mundial e a criação da ONU.
Quer esteja interessado no império de Alexandre, o Grande, ou no florescimento da república cartaginesa e sua destruição por Roma; na ascensão dos califados árabes ou na dinastia Tang, da China; na Guerra Civil Norte-Americana ou na emancipação das mulheres, você encontrará os fatos essenciais neste livro igualmente essencial. Conciso, agradável de ler e elegantemente simples, mas abalizado, A História do Mundo para Quem Tem Pressa permite que o leitor compreenda a interconexão do tempo e dos acontecimentos. Finalmente, uma síntese da história que não deixa pedra sobre pedra e nos ensina como o mundo moderno se tornou o que é.
Título A História do Mundo Para Quem Tem Pressa | Autor (a) Emma Marriot
Editora Valentina | Páginas 200 | Ano 2015 | Classificação 4/5
Adicione Skoob | Compre Oferta Amazon



A História do Mundo Para Quem Tem Pressa não poderia ter título mais honesto. Emma Marriott apresenta um elaborado compilado de fatos históricos necessários a formação mais básica (em um mundo perfeito) do ser humano.


A forma mais precisa em se descrever a pequena obra seria: imaginar uma linha temporal de acontecimentos, desde a Civilização Suméria a Segunda Guerra Mundial, agrupando-os por correlações geográficas e culturais, transcrevendo de forma breve e simples sua importância.

O grande acerto da obra está em funcionar precisamente como um plano de fundo para aquilo que já absorvemos em outras fontes, como: escola, podcasts, filmes ou a cultura pop em geral. O livro inevitavelmente não funciona sozinho, é necessário ter ao menos, um pequeno conhecimento, pois é através dele que podemos preencher as demasiadas lacunas e correlacionar fatos até então itinerantes em nossa mente. É exatamente essa correlação de eventos que entretém e gratifica o leitor, dado que até duzentas páginas podem se tornar maçantes sem qualquer recompensa.


Se não desfrutássemos do advento da tecnologia, poderíamos considerar a obra como uma microenciclopédia, podendo ser habitualmente usada no dia a dia para uma eventual consulta de informações. Quem sabe em até um apocalipse zumbi?

EMMA MARRIOT se formou em história contemporânea na Universidade de Warwick e trabalhou em algumas editoras de Londres. Atualmente é escritora e editora freelance, e autora de uma ampla variedade de livros, inclusive I Used to Know That: History (Antigamente eu sabia isso: história) e Bad History: How We Got the Past Wrong (História mal contada: como entendemos erradamente o passado), que se tornaram sucessos de vendas. Conheça mais acessando o site da autora: http://www.emmamarriott.co.uk/
DIAGRAMAÇÃO |
Páginas brancas | Fonte média | Erros nenhum 

7 comentários:

  1. Olá! Então, realmente, acredito que não dê pra ler sem um incentivo maior, e ainda digo mais, como fonte de pesquisa simples e rápida, ele ajuda bastante, mas aí entra aquela questão: a internet é seu acervo extenso. Não sei se foi uma boa pedida a publicação de livro e eu não leria no momento. Mas curti suas fotos e a resenha.
    Bjks

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    Se tem uma matéria que eu adorava, era história. Sempre fui muito curiosa, saber do passado histórico dos grandes homens e mulheres que deixaram suas marcas no planeta era incrível. Mas, aprendi da forma, digamos chata. Tenho curiosidade por ler esse livro.
    adorei a resenha.
    Nizete
    Cia do Leitor

    ResponderExcluir
  3. OIieeee

    Eu acho super itneressante esse tipo de livro, tem tantos fatos que a gente desconhece e quando descobre é sempre uma delicia. Conhecer e saber é muito bom. Acho que especialmente os detalhes do século XX são os que amis me chamam a atenção.

    Beijos

    aliceandthebooks.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Muito bom saber sua opinião sobre essa leitura. Eu já tinha visto muitos títulos sobre essa coleção e até tinha ficado interessada, mas não sabia que eles eram tão resumidos e que tinha tão poucas páginas. Valeu pelas informações. Beijos

    ResponderExcluir
  5. Estou bem curiosa sobre esse livro, já vi algumas vezes na Amazon em recomendados, mas ainda não tinha parado para buscar mais informações, vou adiciona-lo a minha listinha de desejados, a black Friday está chegando e posso aproveitar!

    Beijos!!!

    ResponderExcluir
  6. Acho a proposta da série bem interessante para quem começa a se interessar por determinado tema e tem interesse em conhecer superficialmente os temas antes de se aprofundar nele. O tema desse, A História do Mundo para quem tem pressa é uma boa pedida p qm quer um panorama geral da história do mundo
    bjos
    Pah
    Lendo e Escrevendo

    ResponderExcluir
  7. Olá!
    Achei o livro bastante interessante, ainda mais por ser necessário utilizarmos nosso conhecimento prévio sobre os temas em questão. Porém, não seria o tipo de leitura que eu realizaria no momento, por isso deixo a dica passar desta vez.
    Beijos

    ResponderExcluir


Copyright © 2014 | 2016, Hoje é dia de Livro
Versão 2.1 | Hoje é dia de Livro