RECEBA NOVIDADES

Envie seu e-mail


20 de fev de 2017

Resenha | Nos braços do vagabundo

Andressa Santos 13💬
Título Nos Braços do Vagabundo
Autor (a) Leticia Brito (E-book cedido pela autora)
Editora Chiado
Páginas 127
Ano 2016
Classificação 2/5

        

No amor não há contas, se somares um mais um, o resultado não será matemático, o resultado é um. Sofia e Francisco eram a prova viva de que no amor não há espaço para equações, quando equacionavam os corpos, equacionavam as almas e eram apenas um só. Desde os dezassete anos, o plano deles fora bem simples: ficar juntos para o resto das suas vidas. Um plano que qualquer outra pessoa do seu círculo de amigos concordaria ser praticável. Mas um dia, invejoso, o destino resolveu separar os dois jovens e levar Sofia ao extremo de uma depressão que quase lhe tirou a vida.
Na primeira parte desta narrativa, Sofia ter-nos-ia dito que é impossível superar a perda do primeiro amor. Ser forte sozinha não é a melhor opção. Desistir do amor, também não. E Sofia sabia melhor do que ninguém que aquele amor que a consumia, poderia resultar, porque o amor tem essa particularidade: se é verdadeiro, supera todas as dores.
Nos Braços Do Vagabundo é um thriller apaixonante, cativante, dramático e emocionalmente manipulador sobre a doença do séc. XXI; a depressão, aliada ao sentimento mais poderoso de todos – o amor, porque o amor não é amor se não doer e se não for sentido com profundidade. 


O livro, escrito pela autora portuguesa Letícia Brito, é uma obra romântica dentro das características do Romantismo – história dramática e centrada basicamente na dor de Sofia pela perda do que ela acredita ser seu único amor.

Como explicado pela autora em sua nota final, a ficção é usada como um relato sobre a depressão, com o intuito de trazer essa temática, bem como também de outras doenças psíquicas, para um círculo de discussão mais exposto.

Sofia é descrita como atraente, morena de olhos verdes, e mesmo assim sofreu bulling quando pequena. Esses atos que foram desferidos contra ela, foram uns dos fatores que causaram a depressão da qual o livro trata, bem como também a morte de seu pai quando tinha 8 anos e o término com seu namorado.

Confesso que me irritei diversas vezes na leitura. São páginas emocionalmente cansativas, pois exigem muito do leitor no processo de empatia. Por ser uma leitura muito sentimental, tive que parar de ler diversas vezes por sentir que estava afundando nos meus problemas pessoais, o que aumentou significantemente o tempo de leitura, apesar do curto tamanho do mesmo – a versão que me foi enviada possui apenas 58 páginas.

Tive também um pouco de dificuldade em entender o contexto da história nos primeiros capítulos, em que Sofia trata o término com Francisco, seu namorado, como uma “perda” e me fez pensar que o mesmo havia falecido durante o relacionamento, confusão que foi eventualmente esclarecida.

Ao final, o livro cumpre o propósito de ser uma história a respeito da depressão. O que se espera de um livro com uma temática tão forte é um caso de superação, que não é exatamente o que acontece.
Indico a leitura para quem gosta de livro emocionantes; desincentivo a quem esteja psicologicamente fragilizado, pois pode piorar. Agradeço a escritora pela oportunidade de leitura.

13 comentários:

  1. Olá!
    Acho muito importante esses livros que tratam deste tipo de problemas do século xxi.
    Graças a deus nunca tive depressão mas conheço muita gente que teve e sei o quão mau é passar por isso!
    Parabéns pela sua resenha.

    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente, infelizmente a depressão é um dos males da humanidade :(
      Obrigada flor!

      Excluir
  2. Olá!

    No momento não estou no clima para livros com temátimas mais pesadas, minha vida anda um caos então estou no momento de livros leves, mas gosto de leituras que me fazem sair da zona de conforto, por isso, vou anotar a dica do livro e quando for o momento procuro para ler.

    Beijos e Sucesso!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Thayza! Espero que as coisas melhorem para você! <3

      Excluir
  3. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  4. ola o//
    achei interessante a sinopse e um assunto entanto, mais no momento não me chamou tanto atenção assim, mais quem sabe futuramente não e mesmo Ótima resenha.

    Bjss

    ResponderExcluir
  5. Caramba, me interessei muito pelo livro pois tento entender cada vez mais sobre esse tema, e ler sofre o que sofre pessoas com depressão é bastante importante pra mim! Adorei sua resenha e entendo o que quis dizer sobre precisar de muita empatia para ler. Curti bastante!

    MEMÓRIAS DE UMA LEITORA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Su! Que bom que gostou da temática do livro, se te interessa aconselho a leitura! Obrigada flor! <3

      Excluir
  6. Olá Carine.

    Tema diferente que a autora abordou no livro. Até o momento eu li apenas um livro que o personagem estava em depressão. Gostei e achei interessante, vou adicionar na minha lista para adquirir o livro. Parabéns pela resenha.

    Bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Kênia! Leia sim quando for possível! Se faz o seu estilo, você poderá gostar bastante!

      Excluir
  7. Olá!
    Eu não conhecia o livro. Pela sua resenha a história não me interessaria, não gosto de livros muito sentimentais e arrastados, assim como você acho que demoraria a ler.
    Pra quem gosta de um drama acho esse livro prefeito, mas para mim foi passar essa dica.
    Sua resenha está maravilhosa.
    Beijinhos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi Su, realmente, esse livro é para quem gosta do gênero e lida bem com o assunto! Obrigada! <3

      Excluir

BOOK LAUNCH
Lançamentos mensais!
Fique por dentro dos lançamentos das editoras parceiras.
Resenhas
da Ordem!
Confira o veredito dos livros das melhores editoras do Brasil.
NEWS
Confira as última notícias sobre tudo.
Hoje é dia de...
Vem descobrir!
Confira nossa breve opnião sobre as mais variadas coisas!
Você
sabia?
Curiosidades que vão além do mundo literário!
Listas
Confira a nossa seleção de diversos conteúdos!

Copyright © 2014 | 2016, Hoje é dia de Livro
Versão 2.1 | Hoje é dia de Livro