RECEBA NOVIDADES

Envie seu e-mail


24 de out de 2016

Resenha | O Feiticeiro de Terramar

Hoje é dia de livro 12💬
Título O Feiticeiro de Terramar
Autor (a) Ursula K. Le Guin
Editora Arqueiro
Páginas 176
Ano 2016
Classificação 5/5
(COMPRE EM OFERTA)
(CONTEÚDO ESPECIAL)

Há quem diga que o feiticeiro mais poderoso de todos os tempos é um homem chamado Gavião. Este livro narra as aventuras de Ged, o menino que um dia se tornará essa lenda.

Ainda pequeno, o pastor órfão de mãe descobriu seus poderes e foi para uma escola de magos. Porém, deslumbrado com tudo o que a magia podia lhe proporcionar, Ged foi logo dominado pelo orgulho e a impaciência e, sem querer, libertou um grande mal, um monstro assustador que o levou a uma cruzada mortal pelos mares solitários.
Publicado originalmente em 1968, O feiticeiro de Terramar se tornou um clássico da literatura de fantasia. Ged é um predecessor em magia e rebeldia de Harry Potter. E Ursula K. Le Guin é uma referência para escritores do gênero como Patrick Rothfuss, Joe Abercrombie e Neil Gaiman.
●●●

Se me pedissem para descrever "O Feiticeiro de Terramar", eu não conseguiria encontrar palavras que conseguissem fazer jus a qualidade denotada nessa história, tal como a insigne criatividade de Ursula K. Le Guin. Porém, como aficionada pela fantasia, tenho o dever e a satisfação de compartilhar essa obra excepcional com todo fã do gênero.



Se você espera a tradicional fantasia, saiba que além dela, Ursula apresenta um conteúdo totalmente original e reflexivo. Temos elementos que habitualmente encontramos na maioria das obras, como magos, castelos, escolas de magia e claro, dragões, mas também argumentos que dispõem a história em um nível muito além dessas particularidades e um exemplo disso é o estilo da escrita, definida particularmente de maneira lírica, harmoniosa e pitoresca, e isso é um dos inúmeros fatores que evidenciam Le Guin como a distinta autora que é!


Há quem diga que o maior mago de todos os tempos "fede" (referência mode on), porém com a leitura de "O Feiticeiro de Terramar" notamos algo contrário a essa alegação.  Conhecer e acompanhar todo o desenvolvimento de um personagem é, na maioria das vezes, algo muito conveniente e nesse meio incluímos Ged, nosso vulgo Gavião e maior mago de todos os tempos.


Na história de Le Guin, acompanhamos o personagem desde a sua infância, quando ainda era conhecido por Duny, até a sua formação como mago. E é durante sua formação que ele, ainda um garoto impulsivo e presunçoso, inconscientemente libera sobre si próprio, um mal que o perseguirá até o fim dos seus dias. A partir daí, acompanhamos todo o desenvolvimento e amadurecimento que Ged sofre durante o caminho que deverá percorrer em sua batalha contra esse mal que tanto o atordoa.

Le Guin apresenta uma história, muito além de uma simples batalha do bem contra o mal. Seu conteúdo difere e acrescenta, quando de maneira reflexiva, consegue abordar tópicos significativos, como a inveja, a ambição e as consequências que esses e outros fatores são capazes de fazer a uma pessoa.


Além de apresentar uma história incrível, Le Guin nos prende com sua escrita esplêndida e singular, nos fazendo viajar por horas pelas terras e mares de Terramar, embarcando em aventuras e perigos fascinantes. "O Feiticeiro de Terramar", primeiro livro da série, me surpreendeu de tal forma que me senti desconsolada com o fim da leitura, mas feliz por ter tido a oportunidade e satisfação de conhecer tal obra!

12 comentários:

  1. esse livro esta na minha lista desse ano , vi varias vezes o povo comentar dele e me deu curiosidade adorei a resenha .

    Bjsss

    ResponderExcluir
  2. Que demais, eu não conhecia o livro mas eu amei conhecer a história, a resenha ficou muito boa e as fotos são lindíssimas! A história e a capa me ganharam muito! ♥️

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Su! Leia esse livro, você não vai se arrepender! Conselho de amiga! Obrigada flor! <3

      Excluir
  3. Oi Carine.

    O livro parece ser incrível, já me conquistou pela capa e sua resenha conseguiu deixar minha curiosidade alta para conhecer a história completa. Espero me surpreender com o enredo também. Parabéns pela resenha.

    Bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Kênia! Poxa obrigada! Espero que você goste também da história, assim como eu! <3

      Excluir
  4. Oiee ^^
    Fantasia não é bem o meu forte, mas, apesar de não gostar muito de histórias com dragões, magos e etc, esse é um livro que eu tenho MUITA curiosidade de ler, pois sempre vejo alguém falando super bem da história. Fico feliz em saber que a autora conseguiu te surpreender com o livro, e que trouxe uma história tão incrível.
    MilkMilks ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dryh, então com certeza, seu gosto vai mudar depois desse livro! Te aconselho a dar uma chance! Você não vai se arrepender! <3

      Excluir
  5. Olá, Carine.
    Eu já conhecia o livro e vi vários comentários positivos a respeito dele.
    Pela sua resenha deu para ver que o livro realmente lhe agradou, me deixou bastante curiosa a respeito da história e narrativa da autora.
    Anotei a dica, espero ter a oportunidade de lê-lo!

    Beijo,
    http://pactoliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana, tudo bem?
      Que bom que sua curiosidade aumentou! Espero que leia a obra e se encante também pela escrita de Ursula K. Le Guin! <3

      Excluir
  6. Olá!
    Eu não sabia que a história era tão boa assim. Confesso que não é o meu estilo literário favorito, mas depois de ler a sua resenha fiquei intrigada. Acho que vou dar uma chance a ele.
    Amei a sua resenha.
    Beijinhos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Su, tudo bem?
      Leia sim, tenho certeza que vai amar e pegar o gosto pelo gênero! <3
      Obrigada flor!

      Excluir

BOOK LAUNCH
Lançamentos mensais!
Fique por dentro dos lançamentos das editoras parceiras.
Resenhas
da Ordem!
Confira o veredito dos livros das melhores editoras do Brasil.
NEWS
Confira as última notícias sobre tudo.
Hoje é dia de...
Vem descobrir!
Confira nossa breve opnião sobre as mais variadas coisas!
Você
sabia?
Curiosidades que vão além do mundo literário!
Listas
Confira a nossa seleção de diversos conteúdos!

Copyright © 2014 | 2016, Hoje é dia de Livro
Versão 2.1 | Hoje é dia de Livro