RECEBA NOVIDADES

Envie seu e-mail


11 de jul de 2015

Resenha | Agência de Investigações Holísticas Dirk Gently

Hoje é dia de Livro 0💬

Livro Agência de Investigações Holísticas Dirk Gently
Autor (a) Douglas Adams
Editora Arqueiro
Páginas 240
Ano 2015
Classificação 4/5
(COMPRE EM OFERTA)
(CONTEÚDOS ESPECIAIS)

Richard MacDuff é um engenheiro de computação perfeitamente normal que sempre se comportou muito bem, obrigado, até o dia em que deixa uma mensagem equivocada na secretária eletrônica de sua namorada, Susan Way. Arrependido, toma a decisão mais natural possível: escalar o prédio dela e invadir seu apartamento para roubar a fita com a gravação. Na vizinhança, Dirk Gently bisbilhota os arredores com seu binóculo quando presencia o ato tresloucado do antigo colega de faculdade e decide entrar em contato para lhe oferecer seus serviços investigativos. Depois de uma série de acontecimentos bizarros, o detetive percebe uma interconexão obscura entre a atitude estapafúrdia do amigo e o assassinato de Gordon Way – irmão de Susan e chefe de Richard, que passa a ser suspeito do crime. De uma hora para outra, os dois veem-se envolvidos num caso incrivelmente estranho, com elementos díspares e desconexos que, no final, conseguem se encaixar de forma perfeita e construir uma trama típica de Douglas Adams.
●●●

Na década de 1980, Douglas Adams criou o personagem Dirk Gently, um detetive carismático e arrogante, enquanto escrevia episódios para a série "Doctor Who". Quando o autor morreu, em 11 de maio de 2001, na Califórnia, deixou dois volumes com as aventuras de Gently.

A editora brasileira Arqueiro foi a responsável pela primeira publicação desses dois volumes e “Agência de Investigações Holísticas de Dirk Gently” é o título dessa primeira obra de Adams e nela conhecemos um pouco mais a fundo a excentricidade do famoso personagem.

Um colossal épico cômico musical romântico policial de horror sobre viagens no tempo, fantasmas e detetives” é a definição do autor sobre sua própria obra, e não se enganem ou tenham dúvidas, pois essas palavras fazem jus a toda história. Adams não exagera ao descrever seu próprio livro como gigantesco, prodigioso, excepcional ou extraordinário, pois se você é aquele tipo de leitor que gosta de romance policial, irá se simpatizar, assim como aqueles que preferem uma história com um pouco de horror, fantasmas e ficção científica. Resumindo minhas palavras, esse é um livro bem eclético, que consegue atender vários tipos de leitores com uma história hilária e inusitada a’la Adams, que convenhamos é um mestre em criar histórias aparentemente absurdas para debochar de situações triviais da vida.

Na história conhecemos Dirk Gently, o singular detetive de uma singular agência de investigações holísticas e amante de pizzas, conhecido pelo nome verdadeiro de Svlad Cjelli. Mas calma, antes de começarmos a falar mais sobre esse personagem, temos que primeiramente conhecer Richard MacDuff, o protagonista da história. Richard é um engenheiro da área de T.I e é responsável pela criação de projetos e construção de computadores e de sistemas que integram hardware e software, viabilizando a produção de novas máquinas e de equipamentos computacionais para serem utilizados em diversos setores.

MacDuff é um homem cético, incrédulo e descrente, mas que vê seus ideais mudarem a partir do momento em que sua vida sofre algumas mudanças ocorridas por várias adversidades e infortúnios, fazendo-o carecer da ajuda e auxílios do detetive Dirk Gently, seu também antigo colega de faculdade.

Voltamos a Dirk Gently, que deverá solucionar um caso muito estranho e ainda auxiliar MacDuff, que também se encontra envolvido, e ao mesmo tempo, ele também terá que lidar com viagens no tempo, fantasmas charlatões, pássaros Dodôs e ainda por cima, tentar salvar toda a humanidade de um terrível fim.

Adams consegue criar uma história abrangente e acrescentar de tudo um pouco nela, sem deixar de seguir seu próprio e singular modo criativo e insano de escrever. Ficou curioso? Então não deixe de conferir mais essa obra!

"Agência de Investigações Holísticas Dirk Gently" possui uma narrativa singular e insana. A fotografia/arte do livro está muito bem feita, a capa é bem trabalhada. A trama de início, para àqueles que não são acostumados ao método do autor, pode ser um pouco parada e sem sentido mas a medida em que se avança com a leitura tudo se encaixa perfeitamente, sem pontas soltas!

0 comentários:

Postar um comentário


Copyright © 2014 | 2016, Hoje é dia de Livro
Versão 2.1 | Hoje é dia de Livro